Representantes da sociedade civil, gestão pública, universidades e empresariado integraram, nesta terça-feira (15), a 3ª edição do projeto Conexão da Inovação de Canoas. As atividades ocorreram pela manhã, no Campus da Ulbra, e tiveram como meta desenvolver direcionadores estratégicos para o ecossitema de inovação da cidade.
“O objetivo dessa ação com o InovaRS e com diferentes atores da quádrupla hélice do ecossistema de inovação é formar uma governança para pensar a inovação na cidade. Canoas tem várias vocações, e precisamos definir os pilares estratégicos nos quais podemos trabalhar inovação, como Educação, Saúde, Indústria”, exemplificou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patricia Augsten.
Segundo a secretária, a partir do quarto e último encontro do Conexão, os participantes deverão finalizar o entendimento do que Canoas quer para o futuro e como a inovação será inserida neste processo. O encontro ocorrerá no Parque Canoas de Inovação em data a ser definida.
Entre as potenciais aplicações, estão nos planos dos participantes ações para modernizar, desburocratizar e tornar mais eficientes as políticas públicas prestadas no município. Para o gestor de Inovação e Tecnologia do Inova RS, Jerônimo Molina, o planejamento das ações deve vislumbrar o longo prazo de desenvolvimento na sociedade.
“É um processo que permeia o desenvolvimento em todas as instâncias, um processo que exige caminhar em conjunto”, definiu o reitor da Ulbra, Adriano Chiarani da Silva, anfitrião do encontro.